10% de desconto na primeira compra Promoção não cumulativa

Líder de varejo ótico no mundo. LOJA ONLINE DE LENTES DE CONTATO E ÓCULOS DE SOL.

Blog 7 DICAS PARA USAR LENTES DE CONTATO SEM SE EXPOR A RISCOS

7 DICAS PARA USAR LENTES DE CONTATO SEM SE EXPOR A RISCOS

Nem sempre damos a devida atenção aos nossos hábitos de saúde e bem-estar, mas é importante frisar que alguns cuidados diários são fundamentais para levarmos uma vida mais saudável e nos trazem inúmeros benefícios, principalmente quando falamos da nossa saúde ocular e especialmente se você utiliza lentes de contatos. Algumas medidas são essenciais para que o uso das lentes de contato seja feito livre de imprevistos e incômodos e reunimos as principais dicas para que você tenha uma rotina livre de complicações.

Vem aprender!

1. Visite seu oftalmologista

O primeiro passo para uma rotina segura no uso de lentes de contato é visitar o seu oftalmologista regularmente. É ele quem vai definir qual tipo de lente de contato é melhor para você, já que existe uma infinidade de marcas e tipos. Não deixe de se consultar com o profissional de sua confiança a cada seis meses.

2. Tenha sempre solução e estojo com você

Para quem usa lentes de contato reutilizáveis, esses dois itens se tornam indispensáveis na rotina diária de cuidados e limpeza: a solução multiuso e o estojo de lentes. A solução é utilizada para higienizar e guardar as lentes e são específicas para cada tipo de lente de contato. Não se deve usar soro fisiológico nem água para manter suas lentes seguras, pois não possuem as propriedades bactericidas necessárias. Para as lentes de contato de descarte diário, essa regra não se aplica, já que você deve descartá-las assim que terminar de utilizar. Outro ponto importante é que os estojos que armazenam as lentes de contato devem ser higienizados diariamente e trocados com uma frequência de no máximo 3 meses. Para realizar a higienização do estojo, utilize a mesma solução recomendada pelo seu oftalmologista.

3. Não mexa nos olhos com as mãos sujas

O cuidado com a higiene das mãos e unhas é fundamental na hora de manusear as lentes de contato, seja para colocar ou retirar as suas lentes de contato. Isso porque as mãos estão em contato direto com diversos microrganismos e bactérias que podem causar infecções em diversas regiões, principalmente as mais sensíveis, como é o caso do olho. Por isso, é fundamental lavar e secar bem as mãos antes de manipular as lentes, tornando sua experiência ainda mais segura.

4. Anote a validade das suas lentes de contato

Para evitar riscos de utilizar as lentes de contato além do tempo recomendado, a dica é anotar a data de validade em um calendário. Esse lembrete fará com que você não se esqueça da data que começou a utilizar as lentes de contato e que você esteja atento(a) ao seu prazo de validade, sem se expor a nenhum tipo de risco mais grave. Além disso, a utilização de lentes fora do prazo de validade implicará na perda de suas propriedades.

5. Prefira lentes de descarte diário na praia ou piscina

Quem disse que lentes de contato e água não podem combinar? Com o uso correto, podem sim! Em caso de ambientes com água, como praia e piscina, o ideal é investir nas lentes de contato de descarte diário e com proteção UV. Além de serem mais práticas para o dia a dia, são as mais indicadas para ambientes com maior risco de infecção. Vale ressaltar que é preciso evitar o contato direto com a água da piscina ou do mar quando estiver utilizando as lentes de contato, para evitar a contaminação ocular.

6. Não durma com lentes de contato!

Se o sono bater, retire suas lentes! Quando os olhos permanecem fechados por muito tempo, a lubrificação diminui, o que leva o ressecamento da lente e pode provocar a sua aderência à córnea. Portanto, crie o hábito de retirar as lentes sempre quando for se preparar para dormir.

 7. Carregue sempre um colírio oftalmológico!

No processo de adaptação, é comum sentir um certo desconforto, como se os olhos estivessem secos, principalmente por conta de ambientes expostos ao ar-condicionado ou por questões de clima e que influenciam diretamente a lubrificação e hidratação das lentes de contato. É importante destacar que a indicação do colírio é feita pelo oftalmologista, que levará em consideração o tipo específico de cada lente de contato.

Na GrandVision você encontra inúmeras opções de lentes de contatos, para todo tipo de correção visual. Além disso, contamos com espaços de contatologia, com especialistas que auxiliarão no processo de escolha e adaptação das suas lentes de contato. Agende agora o seu horário em uma de nossas lojas e escolha o modelo que melhor se adapta ao seu olho e aproveite nossas promoções de lentes de contato!