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Blog Entenda como manter sua imunidade alta e sua saúde em dia

Entenda como manter sua imunidade alta e sua saúde em dia

Para te ajudar a criar novos hábitos que auxiliam no fortalecimento da sua imunidade, reunimos dicas importantes dadas pela nutricionista Maria Clara Peixoto.

O que é essa imunidade da qual tanto se fala atualmente? Segundo o ministério da saúde, imunidade é um conjunto de células de diferentes tipos, com diversas funções responsáveis por manter o corpo funcionando livre de doenças e ainda garantir a defesa do organismo. Para ajudar a manter sua imunidade alta, principalmente neste período de prevenção contra o Coronavírus (COVID-19), reunimos dicas da nutricionista Maria Clara Peixoto Lopes.

A imunidade do corpo é constituída por um conjunto de hábitos saudáveis e diversas atitudes que, ao longo do tempo, serão responsáveis por manter seu organismo forte e protegido. “Nenhum alimento ou suplemento em específico tem a capacidade de elevar a imunidade. A melhora da resposta imune é um efeito adquirido ao longo do tempo com hábitos alimentares saudáveis. A qualidade do sono, a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada são fatores importantes nesse contexto”, disse Maria Clara.

Mas, o que especificamente podemos fazer para começar a nos atentar a este sistema tão importante do nosso corpo?

Comece melhorando a qualidade nutricional da sua dieta. “Coma mais frutas e vegetais, eles contêm fitoquímicos e micronutrientes que atuam na melhora de diversos marcadores inflamatórios. Eles também contém fibras que melhoram a saúde intestinal e que possuem enorme relação com o seu sistema imune”. recomenda a nutricionista.“Além disso, evite fazer dietas restritivas neste momento, alimente-se de forma equilibrada, isso já é suficiente para manter seu sistema imune e evitar ganhos indesejáveis na composição corporal”, complementa.

Quais alimentos são recomendados para consumir?

Segundo Maria Clara, alguns nutrientes devem fazer parte do seu prato como: as vitaminas D, A, E, complexo de vitamina B, zinco e ferro, eles são importantes e podem dar suporte à nossa imunidade. Estão presentes nos alimentos a seguir:

  • Frutas, verduras legumes e sementes em geral: são compostos bioativos que tem como função antioxidante e anti-inflamatórios;
  • Chá verde, gengibre, cúrcuma e alho;
  • Peixe, castanhas, amêndoas e cereais integrais: são fontes de ômega-3 e zinco;
  • Kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, couve e salsinha: são fontes de vitamina C;
  • Ovos: fontes de vitamina D;
  • Azeite de oliva extra virgem, semente de girassol e abacate: fontes de vitamina E;
  • Cenoura, batata doce e manga: fontes de vitamina A.

Pratique atividades físicas

Além da alimentação, outros hábitos ajudam afortalecer a imunidade. Segundo Maria Clara, a prática de atividades físicas libera o hormônio endorfina que é responsável por melhorar o sistema nervoso central, proporcionando uma redução em sintomas depressivos, de ansiedade e estresse que acabam prejudicando o corpo. Além disso, ajuda a manter o controle do apetite, que vai te ajudar a consumir apenas os alimentos benéficos para o sistema imune.

Atenção para o seu sono!

Para completar o conjunto de hábitos saudáveis que auxiliam no bom funcionamento do corpo, a nutricionista conclui, “melhore e monitore a qualidade do seu sono, durma mais cedo e evite mexer no celular antes de dormir”. Isso porque uma boa noite de sono ajuda a diminuir taxas de depressão e reduz o risco de obesidade e hipertensão.

Para resumir as dicas da nutricionista Maria Clara:

  • Hidrate-se adequadamente;
  • Evite o consumo de alimentos industrializados;
  • Durma bem;
  • E faça atividades físicas.

Nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde e do seu corpo. Hoje, mais do que nunca estes hábitos são de extrema importância.Inicie hoje e faça disso a sua rotina!

Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico