10% de desconto na primeira compra Promoção não cumulativa

Líder de varejo ótico no mundo. LOJA ONLINE DE LENTES DE CONTATO E ÓCULOS DE SOL.

Blog LENTES DE CONTATO: QUANDO DEVO TROCAR?

LENTES DE CONTATO: QUANDO DEVO TROCAR?

Usar lentes de contato pode representar a liberdade visual para muitas pessoas que não se adaptam aos óculos de grau ou para aqueles que buscam mais conforto para o seu dia a dia. Contudo, assim como os óculos de grau, é importante lembrar que as lentes de contato possuem vida útil e você deve sempre se atentar a validade de cada uma delas. Quer entender melhor sobre o este tema? Siga com a leitura!

Vide a embalagem e tempo de uso

Toda lente de contato tem um prazo de validade, independentemente se ela é de uso diário, mensal ou anual e para cada tipo de lente há uma validade específica. Além do prazo máximo para utilização – aquele que vem de fábrica, escrito na embalagem – é necessário observar, também, a duração das lentes de contato depois de abertas. Esse é o prazo mais importante a ser observado e seguir as recomendações de uso é essencial para manter a saúde dos olhos

Lentes de contato diárias

As lentes diárias já entregam a sua função pelo próprio nome: são específicas para usar um par por dia e, antes de dormir, descartá-las.  Essa opção é prática para aqueles que não querem de preocupar com a limpeza das lentes de contato todos os dias. Então não se esqueça: usou = descartou, ok?

Lentes de contato quinzenais e mensais

A validade das lentes de contato quinzenais e mensais é de 15 ou 30 dias após abertas. Mesmo se você abriu, utilizou por alguns dias apenas e guardou, o que vale aqui é a data de abertura da embalagem. Uma dica importante é anotar a data que você abriu a embalagem, seja na própria caixa das lentes de contato ou em algum calendário. Assim, você evitar a utilização das lentes após a validade.

Lentes de contato anuais

Esse tipo de lente de contato é mais econômico em relação ao custo x benefício dos demais tipos, já que deve ser trocado apenas uma vez por ano, mas é aí que o cuidado deve ser redobrado. Além da limpeza diária, é indicado também lavar o estojo das lentes com água quente pelo menos uma vez por semana. Além disso, é importante trocar o acessório a cada seis meses, devido ao acúmulo de fungos e bactérias. Quanto a validade das lentes anuais, como o próprio nome diz, é de 12 meses.

Não utilize lentes de contato vencidas

Por estar em contato direto com os olhos, as lentes de contato exigem um cuidado redobrado de quem as utiliza, principalmente no que diz respeito ao prazo de validade.

Existem lentes de contato de uso anual, mensal, semanal e até mesmo diário e, para evitar complicações à saúde ocular, o ideal é sempre respeitar o prazo de validade e as recomendações de uso e de descarte do fabricante. Esse tempo de validade varia de acordo com o tipo da lente, e é regulado de acordo com a norma estabelecida pela ABNT no Brasil.

Existem dois tipos de lentes de contato: as gelatinosas e as rígidas. As gelatinosas, apesar de mais confortáveis e maleáveis, duram menos pois propiciam um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos já que contém mais água em sua composição. Em média, podem durar até um mês nas versões descartáveis, ou até um ano, quando feitas sob medida.

As lentes rígidas, no entanto, podem durar até quase dois anos e são menos propícias a fungos e bactérias. Isso porque são feitas à base de polimetil metacrilato, um tipo de plástico que permite a oxigenação da córnea. Apesar de sua maior durabilidade, elas podem ser mais desconfortáveis e bem específicas, feitas sob encomenda. 

Seja qual for o tipo de lentes de contato que você utiliza, é fundamental estar atento as recomendações de uso e prazos de validade contidas na caixa, ok? O uso das lentes de contatos vencidas pode causar sérios danos à visão.

Recomendações importantes na utilização de lentes de contato

  1. Lave bem as mãos antes de manusear as lentes;
  2. Os estojos também devem ser lavados com água quente pelo menos uma vez na semana;
  3. É importante fazer a troca dos estojos a cada 6 meses, a fim de evitar o acúmulo de fungos e bactérias.
  4. Utilize produtos de limpeza específicos para o seu tipo de lente.

Agora que você já aprendeu sobre como identificar a validade das suas lentes de contato, bem como os cuidados que você deve tomar ao utilizá-las, acesse o nosso site e veja as opções de lentes de contato que melhor te atendem! E não se esqueça de visitar o oftalmologista regularmente.