10% de desconto na primeira compra Promoção não cumulativa

Líder de varejo ótico no mundo. LOJA ONLINE DE LENTES DE CONTATO E ÓCULOS DE SOL.

Blog Olho dominante: Como descobrir qual é o seu?

Olho dominante: Como descobrir qual é o seu?

Você já ouviu falar em olho dominante ou dominância ocular? O termo se refere ao olho que enxerga com mais precisão e exatidão. Quando você descobre qual é o seu olho dominante, você passa a usá-lo em tarefas que demandam precisão, como, por exemplo, coloca a linha em uma agulha.

Quer entender mais sobre o olho dominante e descobrir qual é o seu? Então segue aqui que vamos te ajudar!

Olho dominante: conceito

O olho dominante é aquele que fornece um grau ligeiramente maior de entrada para a parte visual do seu cérebro, o que ajuda a criar um campo visual muito mais nítido e preciso. O termo “olho dominante” ou “dominância ocular” é utilizado para descrever a condição visual normal em que os dois olhos funcionam bem como uma equipe, em que um olho é o “principal” ou preferido. Há casos em que o termo olho dominante é usado também para descrever casos disfuncionais de ambliopia e estrabismo, por exemplo.

Como descobrir qual é o meu olho dominante?

Alguns métodos caseiros são utilizados para descobrir qual é o seu olho dominante. Quer aprender?

Qual dos seus olhos você usa para mirar a câmera? | Ricardo Hage
  • Estenda os braços à sua frente e crise uma abertura triangular entre os polegares e os indicadores, juntando as duas mãos em um ângulo de 45º;
  • Com os dois olhos abertos, centre esta abertura triangular em um objeto que esteja distante;
  • Feche o olho esquerdo. Se o objeto permanecer centralizado, seu olho direito (que estará aberto) é o olho dominante. Se o objeto não estiver emoldurado pelas suas mãos, é sinal de que o olho esquerdo é o olho dominante.

Dominância visual x Destreza

Embora a dominância do olho e a destreza (ser destro ou canhoto) não estejam diretamente relacionados, essas características estão significativamente associadas. Estudos populacionais mostra que cerca de 90% das pessoas são destras e deste total, 67% apresentam dominância ocular no olho direito. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, ok?

Não consigo identificar nenhum dos olhos como dominante. É possível?

Se um forte grau de dominância não for aparente em um teste de olho dominante, é provável que a pessoa tenha dominância ocular mista, também conhecida como dominância ocular alternada, em que um olho é dominante para certas funções e o outro é domingo em momentos distintos.

Isso é facilmente identificado ao realizar o teste acima, em que se notará que o alvo não estará perfeitamente alinhado com a abertura triangular com nenhum dos olhos. Em outras palavras, algumas pessoas podem ter um olho que é muito dominante e distinto do outro e outras com diferença mínima entre os dois, que se tona quase imperceptível de distinguir, e são nesses casos que temos identificado a dominância ocular mista.

A importância do olho dominante

Saber determinar qual é o seu olho dominante poderá ajudar a ter um melhor desempenho em diversas atividades do seu cotidiano, como, por exemplo, a prática de esportes, fotografia, entre outros. Veja como aplicar:

Olho no alvo

O tiro é uma prática que requer uma mira precisa. Quando você determina o seu olho dominante, você consegue utilizá-lo para te ajudar a acertar o alvo e melhorará a sua pontaria, já que ela é potencializada ao escolher o lado correto.

Diga Xis!

Usar seu olho dominante na hora de tirar uma fotografia lhe dará uma prévia precisa de como a foto ficará. Usar o seu olho não dominante fará com que certos detalhes sejam ligeiramente desfocados ou que fiquem fora do quadro.

Olho no lance!

Há práticas esportivas que exigem precisão para atingir um alvo ou objetivo. Logo, poderá utilizar o olho que oferece a dominância. Desta forma, terá um desempenho acima do esperado.

Um exemplo disso é o golfe: na prática, você precisa focar o alvo, de modo que sua tacada acerte de primeira o buraco. O olho dominante te ajudará a entender com precisão como você deve alinhar o seu corpo e o taco para alcançar esse objetivo.

Vale ressaltar que essas são apenas algumas das atividades potencializadas pela definição do seu olho dominante. Certamente haverá outras em que a dominância ocular irá te ajudar. Por isso, faça o teste em sua casa e descubra o resultado sobre sua visão!