10% de desconto na primeira compra Promoção não cumulativa

Líder de varejo ótico no mundo. LOJA ONLINE DE LENTES DE CONTATO E ÓCULOS DE SOL.

Blog Saiba mais sobre a Semana Mundial da Visão

Saiba mais sobre a Semana Mundial da Visão

Entenda porquê é tão importante cuidar regularmente da saúde dos olhos e se prevenir contra as principais doenças relacionadas à visão

O Dia Mundial da Visão, comemorado no dia 08 de outubro, é uma data anual criada para focar a atenção global e conscientizar sobre doenças relacionadas a visão, riscos de cegueira e deficiências visuais. Para reforçar a importância da data, a GrandVision by Fototica fará uma semana inteira com conteúdos e ações para alertar sobre os principais riscos da falta de cuidado com a visão.

Atualmente, segundo a IAPB (Agência Internacional de Prevenção a Cegueira), ao menos 2,2 bilhões de pessoas no mundo tem alguma deficiência visual. Destas, pelo menos 1 bilhão poderia ter sido prevenida. Este dado mostra o quão importante é cuidar da saúde ocular e ter um acompanhamento médico constante, tendo em vista que algumas doenças têm tratamento eficaz se descobertas nos estágios iniciais.

Doenças visuais são diferentes de correções visuais. Miopia, hipermetropia e astigmatismo são necessidades de correções visuais relacionadas ao grau e a posição na hora da formação da imagem no globo ocular. Já catarata, glaucoma e degeneração macular, por exemplo, são doenças que afetam outras partes dos olhos como as fibras e os nervos e levam até a perda da visão.

No Brasil existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, 42,7% destas são causadas pela piora dos erros refrativos, o que quer dizer que a falta de cuidado e acompanhamento nos casos de miopia hipermetropia e astigmatismo podem resultar em doenças graves irreversíveis.

Conheça um pouco sobre as principais doenças que afetam a visão e que são as principais responsáveis pela perda parcial da visão ou cegueira:

Catarata

A Catarata é responsável por 39% dos casos de cegueira do mundo. A maioria dos casos desenvolvem-se ao longo dos anos, por que, com o avançar da idade, as fibras presentes no nosso cristalino (lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias) aumentam de espessura, perdem elasticidade e ficam opacas. No seu início, pode-se diagnosticar a presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

Por esta razão, esta doença é mais comum em adultos maiores de 45 anos. O diagnóstico é feito através de um oftalmologista e o tratamento é, na maior parte dos casos, cirúrgico e eficaz. O principal sintoma é a vista embaçada, dupla e dificuldade para ler, dirigir e andar.

Glaucoma

O Glaucoma é, principalmente, causado pela alta pressão intraocular que acaba lesionando os nervos óticos. A principal razão desta doença é a hereditariedade, contendo agravantes como diabetes e lesões anteriores nos olhos.
A doença, que é responsável por 10% dos casos de cegueira no mundo, é assintomática no início e não tem cura. O que ocorre é que a visão se estreita ao longo do tempo e em etapas mais avançadas causa cegueira.

O tratamento é feito com colírios específicos que devem ser usados por toda a vida. Para o diagnóstico prévio e eficiente da doença, recomenda-se visitar um oftalmologista regularmente.

Degeneração Macular

É uma doença que afeta a parte central da retina chamada de mácula. Esta complicação leva a perda da visão central. Na degeneração seca o centro da retina se deteriora, já na úmida, vasos sanguíneos crescem sobre a retina.

A visão turva é um dos principais sintomas e, para prevenir a doença, são indicadas mudanças importantes de hábito como: não fumar, proteger os olhos do sol e manter uma alimentação balanceada com suplementação de vitaminas e minerais.

Consultar regularmente seu oftalmologista para manter a saúde dos olhos deve ser uma das preocupações essenciais da sua rotina de cuidados de saúde. É importante observar que nem todo problema de visão é grave. Frequentemente, os problemas de visão podem ser tratados e, em muitos casos, evitados com algumas precauções.

Nesta Semana Mundial da Visão ajude a conscientizar sobre a importância de um acompanhamento médico e cuidados constantes com os olhos. Dissemine a hashtag #SemanaMundialDaVisão, #HopeInSight e #EsperançaNoOlhar nas suas redes sociais.