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Blog Veja dicas e benefícios do Mindfulness que pode tornar mais leve a rotina na quarentena

Veja dicas e benefícios do Mindfulness que pode tornar mais leve a rotina na quarentena

Marcelo Oliveira explica o que é e quais são os benefícios deste conceito para o corpo e para a mente, principalmente em momentos de isolamento social.

Você conhece ou já ouviu falar de Mindfulness? Este conceito, traduzido do inglês, significa “Atenção Plena”. A prática pode ser benéfica para tratar doenças como ansiedade, depressão e stress que são disfunções muito comuns nos dias atuais devido à grande pressão social pela alta produtividade e menor o tempo para olhar e cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Convidamos o psicólogo e professor de mindfulness Marcelo Oliveira para dar dicas e apresentar os benefícios deste conceito que pode ajudar no enfrentamento da quarentena e dos dias em casa.

O que é Mindfulness?

“Mindfulness é uma habilidade metacognitiva que nos permite prestar atenção ao momento presente de maneira intencional e sem julgamentos. Ser uma habilidade significa então que podemos treiná-la. Já a metacognição significa que estamos conscientes do que estamos fazendo ou onde estamos direcionando nossa atenção.”, explica o professor.

Como desenvolver esta prática?

“É uma habilidade que podemos desenvolver por meio das práticas de meditação, que nos ajudam a estar mais presentes em nossas vidas e a nos conhecer melhor. Treinar mindfulness é simples, pois podemos fazer em qualquer momento do nosso dia, reconhecendo as sensações, sentimentos e pensamentos presentes. Apesar da simplicidade, muitas vezes não sabemos por onde começar”, diz Oliveira.

O psicólogo ainda recomendou um programa de 8 semanas que ensina através de exercícios psicoeducativos como começar a ter contato com o Mindfulness. Ele é constituído por quatro etapas:

  • Treinar a atenção: faz com que se obtenha a habilidade de focar, de se concentrar em algo;
  • Entrar em contato com a sua atitude: investigar a sua relação consigo mesmo, com seus pensamentos, com seus sentimentos. Nesta etapa se analisa sua curiosidade. Tem como objetivo principal explorar o mundo interno;
  • Treinar as chamadas habilidades do coração: exercitar autocompaixão, como cuidar melhor de si mesmo e como melhorar as relações com o outro, entender com quem se convive;
  • Como manter estas práticas ao longo da vida, como manter funcionando as ferramentas necessárias para a prática do mindfulness.

No Mindfulness diversas questões da mente são treinadas para que se obtenha um objetivo principal de melhora na qualidade de vida e na saúde e bem-estar para o corpo e para a mente. É um exercício de autoconhecimento que melhora as atitudes de aceitação, confiança, não julgamento, gratidão, paciência e generosidade e pode ser praticado por todas as idades.

Para saber mais, clique aqui e acesse o canal do Youtube do professor Marcelo Oliveira.

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